25.6.05

Ironia ou cinismo?


Qual é o burro?

Oliviero Toscani (ex-director de arte e fotógrafo da Benetton) esteve recentemente em Portugal a fotografar...burros. Porque veio ele a Portugal?

Não é, de resto, a primeira vez que o polémico e arrojado fotógrafo está no nosso país. Em 1974, segundo conta, ficou impressionado ao contemplar uma mulher com um burro. Daí nasceu o desejo, algo bizarro, de elevar o burro à categoria de ícone e modelo. Se Duchamp elevou o objecto banal (urinol, roda de bicicleta, pá, etc.) à dignidade da Coisa artística, por que razão não se há-de fazer o mesmo com os burros, enquanto eles existem?

Foi o instinto que trouxe o fotógrafo até Portugal e o conduziu a Miranda do Douro - terra de burros...em extinção. Seria necessário ir tão longe?

O resultado dessa visita - setenta imagens de burros - foi apresentada na quinta edição do Imaginários - Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira.

O fotógrafo explicou, com ironia, que "num mundo cada vez mais tecnológico, a única cabeça que ainda funciona é a dos burros. Reparei no olhar inteligente destes animais. Penso que todos deveríamos voltar a sentir estas sensações".

Coragem, portugueses, estamos no bom caminho!

Sem comentários: