8.7.05

Eros ou Thanatos

Uma guerra é desigual quando uma das partes não respeita as regras do "jogo". Parece ser o caso da "guerra" que se trava contra os "terroristas". Aqueles que estão dispostos a morrer e a matar indiscriminadamente não querem propriamente jogar o jogo, antes minar o tabuleiro onde este se desenrola. E não tenhamos dúvidas: o que se visa é minar as "luzes" (Aufklärung) que têm brilhado, mal ou bem, sobre o "ocidente" nos últimos séculos.

Dizia ontem alguém, na televisão (lembro-me de António Vitorino, mas havia outros) que esta guerra só pode vencer-se com "legitimidade moral". Mas como avaliar, medir a "legitimidade moral"?

Não é, com certeza, a legitimidade de "Bush", que esse, ao invadir o Iraque baseado numa mentira, começou mal. Também não é - contrariamente à opinião iluminada de muitos bem-pensantes - a legitmidade dos "pobres". Dizer que estes ataques terroristas se devem às condições de miséria e pobreza que perduram em certos países, é um verdadeiro "atentado" aos pobres. Os pobres de "bens" não são forçosamente pobres de "espírito". Além disso, continuar a pensar que é a pobreza material de certos países que faz deflagrar o rastilho do terrorismo mais bárbaro, é continuar na lógica da "desculpabilização" - tão típica, des resto, ao "ocidente" em que nos tornámos nos últimos anos - que tem poupado dirigentes e políticos desses países - esses, sim, os verdadeiros responsáveis pelo atraso crónico em que os mesmos continuam mergulhados.

A legitimidade moral também não se mede pela capacidade de estar "disposto a morrer" por uma causa. Atar bombas ao corpo e fazer-se explodir no meio da multidão não prova nada a não ser a paixão pelo ódio (do ser) e pela igorância (nada querer saber da causa que nos move).

Se há algo que dá legitimidade moral é a vida. Estar disposto a viver - e não a morrer-, eis o que pode dar legitimidade moral a um acto. Mesmo que o preço a pagar seja a própria morte.

Há uma diferença profunda entre o bombista que reduz o mundo a escombros e o cidadão anónimo (iraquiano, por exemplo) que caminha sobre os escombros como um acto de "fé" para salvar o mundo que acredita ser possível construir. Refiro-me ao dia das eleições no Iraque, onde, apesar da intimidação, muitos quiseram "dar a vida"...pela vida, ao mesmo tempo que outros estavam dispostos a "dar a vida"...pela morte.

Um exemplo ético de como lutar nesta guerra.

Sem comentários: