18.5.06

Verdade ou ficção?


Depois do livro, o filme. E a pergunta recorrente: será verdade ou ficção o que Dan Brown conta no seu livro: O Código Da Vinci?

Alguma "verdade" haverá, pois, caso contrário, não provocaria tanto "sintoma" nalguns dos visados.

Porém, vale a pena perguntar se este género de temática não se enquadra num movimento mais vasto (vejam-se as vitrines das livrarias, também elas vogando ao sabor desta onda) que leva cada vez mais pessoas a consumir desenfreadamente, como se de uma droga viciante se tratasse, este género de literatura e de filmes.

Numa era que tende a reduzir a zero a esfera do "privado", devassando-o sem pudor nem vergonha, não deixa de ser paradoxal este gosto pelo "oculto". Onde cheire a mistério, segredo, verdade escondida, aí está a mina de ouro.

Mas será que o "problema", o verdadeiro, está realmente oculto?

Gostava de confrontar a "des-ocultação" proposta por Dan Brown e seus seguidores com um excerto extraído de um romance de Ernst Jünger: O Problema de Aladino. "É precisamente - diz o narrador a páginas tantas - quando nada se encontra escondido que o problema se torna ainda mais inquietante" (Cf. tradução portuguesa, Edições Cotovia, 1989, p. 10).

Sem comentários: