17.9.08

Uma nova "Hontologie"?

Se o preço do crude sobe nos mercados internacionais, há razão - segundo os donos das petrolíferas - para subir o preço dos combustíveis; se, pelo contrário, o preço baixa, há razão para o diminiuir...

Haveria razão, se a lógica (aristotélica) funcionasse como deveria. Pelo menos em Portugal, ela não funciona. Toda a razão é suficiente para subir o preço dos combustíveis, quer o seu valor nos mercados internacionais aumente ou diminua.

Aliás, as mesmas razões podem funcionar - segundo um discurso predominantemente falacioso - quer num sentido, quer noutro, a fazer-nos lembrar a lógica do inconsciente, com uma ressalva: eles sabem o que fazem! Por exemplo: se o dólar desvaloriza face ao euro, a culpa da subida dos combustíveis reside nessa desvalorização; se valoriza, como é o caso presente, a culpa reside na valorização. 

Mas não é só o discurso falacioso que dá que pensar; também a atitude descarada, sem pedir desculpa, com que tudo isto é feito, é um sinal dos tempos: a vergonha, emoção de tantos pesares e desconfortos e objecto de tantos tratados, já não parece comandar o sentir, o pensar e o agir da maior parte de nós.

4 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me que isso acontece porque o discurso já não exprime a realidade subjectiva dos sentimentos, seja a vergonha ou outro qualquer, mas é antes a máscara de um desejo de comando.Ele vale na medida em que serve um ojectivo: é capaz de dirigir as multidões, comandar o rebanho. Já não pretende explicar os motivos, mas antes justificar comportamentos, atitudes, decisões. O discurso, político ou outros, tornou-se essencialmente propagandístico.

Carlos Pereirinha

Filipe Pereirinha disse...

É a nova (per)versão daquilo que Lacan chamava "discurso do mestre" sob as vestes e na era do capitalismo e do "mediático".

Fernando Borges de Moraes disse...

No Brasil a lógica aristotélica também não funciona. Será uma herança dos colonizadores??

Filipe Pereirinha disse...

Por sinal, o problema tende a "globalizar-se", como tudo o mais...