1.2.07

Pela boca morre o peixe

Não se percebe imediatamente a razão da polémica causada pelo dito do sr. ministro da Economia, Manuel Pinho, de visita à China. Que em Portugal os salários (ainda) são baixos é uma coisa que toda a gente sabe; onde está então o "erro" de Pinho ao dizer que um dos factores de atractividade para o investimento chinês no nosso país reside nos "baixos salários"?

Manuel Pinho limitou-se a dizer em voz alta o que uns preferem calar, outros falar baixinho e alguns nem sequer saber... que sabem. No fundo, o problema de Pinho é ser demasiado sincero e honesto. Chega até a ser cómico pela "ingenuidade" (política) que demonstra.

Faz lembrar aquele dito espirituoso que Freud conta no livro dedicado ao tema: alguém que critica o amigo por dizer que vai a tal sítio para que ele pense que está a mentir quando diz a verdade.

No fundo, ao dizer o que disse, o que pretendia Manuel Pinho é que os chineses o ouvissem como verdade enquanto esperava que os portugueses o escutassem como mentira; o problema é que os portugueses o escutaram como verdade (percebendo a denegação do ministro) e não é certo que os chineses não o oiçam como uma mentira.

Os portugueses ouviram o ministro "dizer a verdade a mentir".

Seria bom, para o ministro, que os chineses não concluíssem: "com a verdade me enganas". Mas é bem provável...

Sem comentários: