24.1.07

Um sintoma cultural

O sintoma é cultural, a medida, política.
O efeito é a progessiva rasura da filosofia, em particular no ensino secundário.

A quem incomoda a filosofia?

Será a filosofia a grande culpada pelo "insucesso" dos alunos portugueses (de que agora tanto se fala), ou foi ela, pelo contrário, um dos poucos baluartes contra a progressiva degradação do nível de exigência no ensino a que se assistiu nestes últimos anos, graças a um conjunto de políticas avulsas, contraditórias e facilitistas, emanadas de sucessivos ministérios da educação?

Talvez por essa exigência (ou dificuldade) que ela constitui para os alunos (os actuais e os que já passaram por lá), há quem a pretenda pura e simplesmente eliminar. A extinção dos exames nacionais, a eliminação da obrigatoriedade da filosofia no 12º ano, a exclusão da filosofia nos novos cursos profissionais (como se um pouco de reflexão fizesse mal aos bons profissionais - ou será que neste mundo onde somos todos escravos do capital, até mesmo os capitalistas, reflectir um pouco não é preciso?)

Chame-se ou não a "isso" filosofia, o lugar que esta disciplina tem ocupado nos currículos do secundário é absolutamente singular e insubstituível: nenhuma outra teve (ou tem) a mesma vocação "integradora" dos conhecimentos.

Se ela desaparecer, ficará um "buraco".

É mais fácil dissolver um problema do que resolvê-lo. De tal forma que até alguns filósofos (como Wittgenstein) caíram na asneira de pensar que os problemas filósóficos não se resolvem, antes se dissolvem. Há quem dê uma ajudinha!

O problema é que também esta "dissolução", esta eliminação da filosofia é...uma atitude filosófica, das mais criticáveis.

Um pequeno passo para alguns (iluminados), um grande (sobre) salto para a (des) humanidade.

Veremos aonde isto nos conduz.

4 comentários:

Teresa Durães disse...

a um bando de ovelhas fáceis de manobrar, obviamente.

diga-me, como se governa um país se cada um de nós for reflectir no que está bem e mal?

(sou de eng. informática e se observasse os meus colegas tanto de faculdade como no trabalho perceberia num instante. o mundo ou é 0 ou é 1, normalmente. o resto não interessa)

Filipe Pereirinha disse...

O "resto" interessa...
F.P.

Teresa Durães disse...

eu sei que interessa mas vá lhes dizer...

Anónimo disse...

Ganda stor! Com a ajuda do seu site, tivemos a ideia de elaborar um site sobre filosofia, para a disciplina de TIC. Talvez precisemos é da ajuda do stor! Adeus....Joana e Carla - 10ºSH1