14.12.06

No princípio era o amor

É com este título que Lacan inicia o seu seminário de 1960-1961 dedicado à Transferência. Aí discute, entre outras, a conhecida fórmula do Evangelho de S. João segundo a qual no príncípio era o Verbo. A ideia é que o Verbo é essencialmente amor. Quando alguém se põe a falar, mais do que uma informação (sobre o mundo ou a realidade) é o amor que se vai inter-dizendo por entre as linhas.

Na experiência analítica, o amor tem o nome de "transferência", um dos quatro conceitos fundamentais da psicanálise, segundo Lacan. O seu nascimento e o seu fim marcam dois momentos cruciais de uma cura analítica.

O próximo congresso da New Lacanian School/Nouvelle École Lacanienne, a realizar em Atenas a 19 e 20 de Maio de 2007, é subordinado ao tema "Nascimentos da Transferência" (Births of transference/Naissances du transfert), inscrevendo, desde logo, no título a pluralidade de abordagens que o tema, hoje, permite.

________

"Poderes da Transferência" é o título do seminário do Centro de Estudos de Psicanálise (CEP) e da Antena do campo Freudiano (ACF) que se realiza todas as segundas feiras na sala A12 da Universidade Lusófona (Campo Grande) e que é dedicado, como não podia deixar de ser, à questão do amor e às suas diversas facetas, tanto dentro como fora da psicanálise.

Como é natural, Platão não poderia faltar ao banquete!

Sem comentários: