13.12.06

Coisas de merda


No prefácio à edição francesa do Elogio da Intolerância (Lisboa: Relógio D'Água, 2006), Slavoj Zizek mostra como a "ideologia" - supostamente ultrapassada ou caída em desuso - está presente até nas coisas mais ordinárias (ou íntimas e privadas) do quotidiano.

Para ilustrar a tese, recorre a três exemplos "típicos" de casas de banho: a alemã (tradicional), a francesa e a americana. Na casa de banho alemã tradicional, o buraco onde o cocó desaparece depois de se puxar o autoclismo é lateral, de tal modo que ele começa por ser exibido aos nossos olhos para melhor ser inspeccionado com vista à detecção de um qualquer indício de má saúde; no modelo francês, o buraco fica bem ao meio e em baixo, de forma a que a merda desapareça o mais rapidamente possível; por último, a casa de banho amercicana, apresenta uma espécie de síntese, de mediação, entre as duas anteriores: a sanita está cheia de água, de tal maneira que o cocó flutua, bem visível, à superfície, sem que por isso deva ser examinado.

Segundo Zizek, podemos distinguir claramente em cada um destes modelos de casa de banho uma certa concepção ideológica da maneira como o sujeito deverá relacionar-se com o desagradável excremento que provém do interior do seu corpo.

Prosseguindo com o exemplo, poderíamos estabelecer um paralelismo com o que se passa nas nossas casas de banho públicas (onde se torna público o mais privado), em particular no que diz respeito às inscrições que aí proliferam.

Uma "história da vida privada" teria muito a aprender com uma visita regular às casas de banho públicas: não só em relação à forma como o sujeito vai lidando "simbólica" e "imaginariamente" com esse pedaço de "real" que cai do seu corpo, mas também, e principalmente, em relação à inscrição da(s) sexualidade(s), do próprio ou do(s) outro(s), segundo um maior ou menor (mais ou menos explícito) des - embaraço.

Os fantasmas de uma geração ou os sintomas de uma época também se (a) sentam aí.

1 comentário:

Anónimo disse...

Espectáculo! Assunto ousado, mas directo e "limpo". Lol