7.5.10

Fala quem sabe

Comentando algumas vozes críticas da sua posição adversa relativamente às "grandes obras públicas" e, em particular, ao facto de se preparar para ouvir sobre o assunto um grupo de ex-ministros das finanças que se opõem abertamente a tais investimentos, o Presidente da República, num tom algo jocoso, entre o desplante e o enfado,  disse o seguinte (e cito de cor): Eu sei muito bem o que estou a fazer. Esta é uma matéria de que ainda não me esqueci.


Mas será que o Sr Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor em Economia, Cavaco Silva, ainda não ouviu dizer que os mercados andam "nervosos"?

Apesar de "saber" muito de economia - mas alguém pode dizer que sabe muito de economia nos tempos que correm? - o Sr Presidente não sabe muito de literatura; competência, como sabemos - eis algo que se pode ainda  saber - da sua querida esposa.

Se soubesse um pouco mais de literatura - ele que até é conhecido como uma pessoa cuidadosa e prudente, fazendo, por assim dizer, a "economia" das palavras - poderia citar Baltasar Gracián, dizendo por exemplo: atenção, meus caros, é preciso, nos tempos que correm, uma certa "arte da prudência".


Mas nada: ele parece querer abordar a nova economia "nervosa" com os velhos instrumentos do "Discurso de Método", de Descartes.

E, no entanto, ele também sabe...que já não sabe nada, como diria Sócrates (refiro-me ao verdadeiro, o grego, não a qualquer simulacro). Com efeito, na sequência do mesmo comentário, e tendo como pano de fundo os milhões emprestados pela União Europeia e pelo FMI à Grécia, o Sr Presidente desabafou: Se isto não consegue acalmar os mercados, então o que conseguirá? Foi a pergunta que eu mesmo coloquei ao Sr Trichet (presidente do Banco Central Europeu - Sujeito-Suposto-Saber...de finanças e economia mais  do que ninguém) e ele teve dificuldade em responder (quem diria?).

Como "acalmar os mercados"...que andam tão agitados, tão sensíveis, tão "nervosos": lançando mais "gasolina" na fogueira (como fazem as empresas de Rating), vendo-se grego (como os gregos) ou com tiradas destas (como as do nosso querido Presidente)?

Venha o o Senhor das Moscas - ou o diabo, se preferirem - e escolha!

Sem comentários: