16.4.10

A ponta do iceberg

Tem-se falado muito, nos últimos tempos, da pedofilia no seio da igreja católica. Como o vulcão da Islândia, que vai ensombrando com seu manto de cinza os céus do Norte da Europa, levando ao encerramento de muitos aeroportos do velho continente, também a cinza do escândalo vai ensombrando a velha instituição.

Mas há algo verdadeiramente novo debaixo do sol?

O que é novo não é a coisa propriamente dita - basta ver uma simples exposição sobre instrumentos de tortura concebidos no tempo da Inquisição, por exemplo, para nos apercebermos a que ponto chegava a mente perversa daqueles homens -, mas a sua exposição, a sua visibilidade a céu aberto.

Sejamos claros: isto é apenas a ponta do iceberg. A "sociedade da transparência" vai exigir sempre "mais, ainda", como se fosse possível ver tudo, expor tudo.

Parece ridículo, por isso, que a igreja tente enviar a bola para os homossexuais ou estes reenviá-la para a igreja. A coisa propriamente dita está em toda a parte, como se dizia outrora do bom velho Deus. Outras igrejas se juntarão à católica - pois não adiante dizer que este é um problema "católico" ou "protestante", "homo" ou "hetero", "casado" ou "celibatário"...

Como na pesca de "arrasto", quando a rede passa leva tudo com ela. Ou quase. E tudo será cada vez mais apanhado na rede da hipervisibilidade. Como recordava Gérad Wijcman, há algum tempo (Cf. L'Oeil Absolu), não se pode conter este processo inevitável, imparável - apesar dos esforços abnegados de alguns -, mas apenas mostrá-lo.


Por isso, uma passo mais, ainda!

1 comentário:

Ines Lobo disse...

Exmos. Senhores,



Tivemos acesso ao V/ blogue, em que verificámos ter sido utilizada no artigo "A Ponta do Iceberg" a imagem de referência 64459pertencente aos arquivos Corbis, © Ralph A. Clevenger/CORBIS (imagem do iceberg).



A VMI é, desde 2005, a empresa representante do banco de imagens Corbis para o mercado português e não temos conhecimento de que tenham licenciado a referida imagem de direitos controlados para esta utilização (comunicação e blogue).



Nesse sentido, e uma vez que a utilização indevida de imagens e, portanto, violação dos direitos de autor, constitui crime à luz do Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos, pedimos que nos indiquem onde obtiveram a imagem e nos enviem comprovativo do licenciamento, para que possamos reencaminhar para as respectivas entidades envolvidas.



Caso não tenham procedido ao licenciamento da imagem, terá então que haver lugar à regularização de direitos.



Ficamos a aguardar o V/ contacto com a maior celeridade possível.



Cumprimentos,



Inês Lobo
Sales Manager



VMI authorized Corbis representative
www.corbisimages.com ineslobo.corbis@vmi.pt
tlf. dir. 22 939 75 01

"Looking for something great? Let us help you find it."