15.5.08

Pequenas vitórias

O preço do petróleo não pára de aumentar. No entanto, a diferença entre o "dólar" e o "euro" também não tem parado de aumentar. Por isso, o aumento do petróleo deveria ser de alguma forma atenuado graças a esta diferença. Não é, porém, o que tem acontecido.

A "lei do mercado" revela aqui a sua face real: sem lei. O mercado não tem lei, a não ser aquela que lhe impõem os especuladores. Uma lei insensata, selvagem, que parece não ter limites. Estamos aqui em pleno reino do "simulacro" (Baudrillard) ou do "semblant" (Lacan).

O paradoxo é que este reino do "simulacro", de especulação generalizada em que vivemos desde há alguns anos, tem consequências bem reais. Em vez de se opor ao real, é ele mesmo que o produz. Todos os dias lhe sentimos os efeitos...

O que fazemos nós, perante isso? Andamos preocupados com a questão de saber se o primeiro ministro fumou ou não fumou numa viagem que fez a Caracas e sentimo-nos confortados quando ele pede desculpa pelo facto.

Pequenas vitórias, imaginárias, de quem perdeu a capacidade de agir no real?

Fumo...

3 comentários:

Paula C. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel Coelho disse...

A questão que coloca é mt pertinente: "o que fazemos nós perante isso?". Porém é mal direccionada, porque quem discute o fumo do pm n está perante "isso". Está precisamente perante o fumo q refere. Mas se a direccionaros bem, ela ganha ainda uma importânia maior: O q fazemos nós, que estamos perante isso, afinal? (além de denunciá-lo, o q já é um bom começo!)

Filipe Pereirinha disse...

É apenas um principio, claro. Fazer algo mais é preciso...