8.6.05

Porque são as mulheres mais complicadas que os homens

Ouvi há poucos dias, numa série que passa actualmente na Sic - Mulher, uma personagem fazer a pergunta: porque são as mulheres mais complicadas que os homens? A série é interessante e está bem feita; por isso, fiquei a ver.

A resposta, vinda de uma outra personagem, foi mais ou menos esta (reproduzo de memória): porque os homens nunca sabem o que elas querem enquanto elas sabem sempre o que os homens querem, pois todos querem a mesma coisa. Creio, aliás, que quem deu esta resposta foi uma personagem do sexo feminino.

Seja como for e independentemente do maior ou menor simplismo que há sempre neste tipo de generalizações, a frase é ilustrativa pelo facto de colocar a bola do "todo" no campo masculino (todos os homens), enquanto as mulheres são sempre mais "complexas" (para os homens e talvez para si mesmas) visto que, do seu lado, não há "todo". As mulheres dificilmente fazem conjunto. Podem fazer série, mas não é sério dizer que façam conjunto. Podemos, até certo ponto e de forma sempre contingente, saber o que quer esta ou aquela ou a outra, mas dizer "todas querem" já é mais difícil, senão mesmo impossível.

Lembro que este quebra-cabeças já fazia a cabeça de Freud andar à roda. Nada de novo debaixo do sol.

Filmes. Séries.

Sem comentários: