10.1.08

Dualismos

Parece que no seguimento de um conjunto de escândalos que têm abalado nos últimos tempos o meio financeiro português, em particular no domínio dos grandes bancos, a questão se coloca cada vez mais em termos de uma lógica dual do tipo: ou eu ou tu.

"Luta de puro prestígio", como diria Hegel, trata-se de saber quem detém os cordelinhos do poder: se a"Opus Dei" ou a "Maçonaria".

Não andamos todos um poucos fartos deste jogo do tipo Benfica-Sporting? Desta matemática simplista que começa e acaba no número dois?

É preciso aprender a contar a partir do número três. A saber, usando as mesmas cordas, dar outros nós.

8.1.08

Dar tempo ao tempo

Há uma experiência mais ou menos trivial, a que tive a ocasião de assistir ainda recentemente, que consiste no seguinte: alguém faz uma pergunta a uma criança e, se ela não responde logo e com presteza, fazendo por assim dizer um compasso de espera (que bonita expressão para medir o incomensurável do tempo!), os adultos - ou alguns adultos, para ser justo - apressam-se a responder por ela, como se não suportassem aquele momento de silêncio, de vazio, que faz ex-sistir o tempo enquanto...tempo.

Na verdade, é ainda o "horror do vazio", da não resposta, do silêncio o que angustia aqui estes adultos. O silêncio faz surgir um sujeito não completamente objectivável (por exemplo a criança que não responde logo), mas que gostaríamos de reduzir a um objecto (um alter ego nosso, que falasse como nós, segundo o mesmo compasso).

Não é tanto o silêncio dos espaços infinitos, como diria Pascal, o que aí nos incomoda, mas a possibilidade de que esse silêncio fale, por assim dizer, que diga algo...que não gostaríamos de ouvir. O silêncio incomoda porque ele, em vez de ser uma ausência de fala, é uma das suas formas mais eloquentes. Só aquele que tem o dom da fala, tem, igualmente, o dom do silêncio.

Experimentemos, então, não encher apressadamente o vazio que o silêncio cava no tempo. Demos tempo...ao tempo! E, já agora, às crianças que não respondem logo e traçam um compasso de espera...